Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

1 de agosto de 2016

VIRGEM DA LAPA – CIDADE REALIZA A FESTA DA SUA PADROEIRA.

A cidade de Virgem da Lapa se prepara para receber milhares de fiéis para a Festa de Nossa Senhora da Lapa, que acontece de 06 a 16 de agosto. Até o dia 14 são realizadas as novenas. No dia 15 haverá missas no santuário e matriz, celebração solene e procissão. No dia 16 haverá procissão e returno da imagem para o santuário de Nossa Senhora da Lapa.


De acordo com o blog “Virgem da lapa”, a romaria teria começado há mais de 230 anos. Todos os anos o município recebe visitantes do Vale do Jequitinhonha, da Bahia e São Paulo, muitos deles aproveitando os festejos para cumprir promessas e rever parentes e amigos.

Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII. Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. Mas, também existe uma lenda segundo a qual a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com um altar natural.

Para mais informações sobre a região acesse a PONTOCOM – Música & Notícia: CLIQUE AQUI