Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

22 de março de 2017

VALE DO JEQUITINHONHA – MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO EM VANS E ÔNIBUS CLANDESTINOS.

O transporte clandestino e a sonegação de impostos por parte de empresas de transporte de passageiros de Minas foi o foco de uma operação desencadeada, na manhã desta terça-feira (21), pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com apoio da Secretaria Estadual de Fazenda (SEF) e Polícia Militar (PM). A ação foi batizada de Operação Ponto Final.


Os detidos foram ouvidos nesta terça-feira pelas autoridades. A maioria é de proprietários de ônibus e vans que fazem transporte clandestino, principalmente de passageiros das regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. "Essas empresas poderiam realizar o transporte como um serviço de turismo, o fechamento de uma viagem para um grupo fechado de pessoas destinado a determinado local. O que acontece é que eles criaram grades de horários regulares e fixas, realizando a linha entre Belo Horizonte e várias cidades do interior do estado. E oferecendo publicamente esta passagem em valores muito reduzidos perto daqueles que são ofertados pelas detentoras da concessão do serviço público de transporte", afirmou.

Para evitar a fiscalização, as empresas de ônibus investigadas faziam os transportes em horários alternativos. Em Belo Horizonte, um dos alvos da operação foi o Terminal JK, no Barro Preto, na Região Centro-Sul. 

Segundo a SEF, o prejuízo do transporte irregular no estado, nos últimos cinco anos, pode chegar a R$ 93 milhões, sendo que, somente em 2016, o estado deixou de recolher R$ 53 milhões. As empresas não cumpriam obrigações trabalhistas e tributárias e, por isso, geravam danos aos cofres públicos, mas o prejuízo referente especificamente às 15 instituições investigadas ainda é levantado diz a reportagem do G1.

Um total de 12 pessoas foram conduzidas coercitivamente. Ao longo do dia, seriam ouvidas e liberadas, segundo o Ministério Público. Outros três mandados de condução coercitivamente foram expedidos, mas ainda não haviam sido cumpridos.