Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

4 de maio de 2017

TURMALINA – PREFEITO CONVOCA CONSELHO DE SAÚDE E ANUNCIA COMPRA DE IMÓVEL EM BELO HORIZONTE.

Na manhã desta quarta-feira (03), o prefeito Carlinhos Barbosa em companhia do vice-prefeito Roberto Meire se reuniu com integrantes do Conselho Municipal de Saúde para discutir assuntos pertinentes a aquisição de um imóvel em Belo Horizonte e o transporte de pacientes que utilizam o sistema de saúde do município.


De acordo com o prefeito, o slogan de sua campanha “Muda Turmalina” não implica em mudar as coisas de lugar, e sim mudar a forma de agir, principalmente realizando cortes e promovendo a economia de recursos da prefeitura. Carlinhos Barbosa se orgulha em dizer que a compra do prédio da Casa de Apoio foi realizada sem vender nenhum imóvel da prefeitura, como inicialmente havia sido previsto no projeto de lei. “No ano de 2012, ainda como vereador participei do processo e da aprovação de um projeto de lei autorizando a prefeitura a adquirir um imóvel em Belo Horizonte, para ser utilizado como Casa de Apoio. Como a lei não foi revogada, agora em 2017, após 90 dias de idas e vindas em BH, sempre na companhia do vice Roberto, de integrantes da Secretária de Saúde e de alguns vereadores, podemos afirmar aqui hoje, de forma oficial, que a Prefeitura de Turmalina agora possui um imóvel na Capital Mineira, para atender os pacientes da saúde”, revela.

A casa quê agora pertence ao município de Turmalina precisa ainda de algumas pequenas adaptações. “Compramos, pagamos, escrituramos e até o IPTU do imóvel já foi pago pela prefeitura de Turmalina. A casa precisa de algumas adaptações, como alargamento de algumas portas e algumas pequenas reformas, coisa que já está sendo providenciada pelo nosso engenheiro”, explica Carlinhos.

Já o vice-prefeito Roberto Meire atinou para uma regra que envolve a contabilidade da prefeitura. Segundo ele o Tribunal de Contas entende que o nome Casa de Apoio não enquadra nas receitas destinadas a saúde. “Desde os anos 90, quando as cidades do interior começaram a se preocupar com essa estadia dos pacientes na capital, o nome Casa de Apoio vem sendo aplicado. Esse entendimento do tribunal não é uma norma, mas os municípios entenderam isso como uma verdade absoluta”, explica.


Roberto afirma ainda que o Tribunal de Contas não reconhece a compra do imóvel, no valor de R$ 800.000,00 como investimentos na saúde. Além de desestimular o gestor, o fato também gera perda de arrecadação. “Todo município tem que cumprir um índice de investimentos na saúde. Quanto mais o município investe no cumprimento desses índices, mais recursos são recebidos no futuro, como por exemplo o ICMS solidário”, completa. 

De acordo com o vice Roberto Meire, o primeiro ponto é mudar o nome da Casa de Apoio. A sugestão dada por um integrante do conselho foi Casa de Saúde. Com a mudança o Tribunal não daria mais a casa uma conotação de “serviços de assistência social” e sim de “serviços de saúde” no momento em que a prefeitura realizar sua prestação de contas.


ACOMPANHANTES – Outra preocupação do conselho é com os acompanhantes dos pacientes que se deslocam para Belo Horizonte. O Secretário de Saúde Anderson Viana acredita que tal atitude representa eficiência e economia. “Nós estamos tentando atender o máximo de pessoas e um dos pontos é essa questão do acompanhante. Sabemos que o acompanhante é uma pessoa bem intencionada, mas as vezes falta experiência do próprio acompanhante para lidar com o paciente. Se colocarmos alguém que possa direcionar essas pessoas no tratamento, com certeza o resultado será muito melhor”, disse.

Durante a reunião, a Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde Suzane Barreiros de Macedo pontuou algumas regras que devem ser verificadas para saber se o paciente precisa realmente de um acompanhante. “Os médicos precisam colaborar com o preenchimento do formulário de encaminhamento. Achando-se necessário o médico pode até anexar um relatório ao formulário, indicando a necessidade deste acompanhante”, explica.

No player abaixo, um vídeo com alguns trechos dessa reunião, realizada nesta quarta-feira (03) no prédio da Prefeitura Municipal de Turmalina.


A PONTOCOM de Turmalina coloca você em conexão com o que é noticia na sua cidade. Baixe aplicativo no seu celular e leve a nossa emissora com você. CLIQUE AQUI