Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

18 de abril de 2018

CHAPADA DO NORTE – MORADORA RURAL VIRA PERSONAGEM DE REPORTAGEM DO JORNAL ESTADO DE MINAS.

Repórteres do Jornal Estado de Minas, com sede em Belo Horizonte percorreram algumas cidades do Vale do Jequitinhonha em busca de informações para a produção de uma série de reportagens especiais. Uma delas conta a história de uma moradora da comunidade Gravatá, na Zona Rural de Chapada do Norte.


Além de casas fechadas, a migração em busca de oportunidades de trabalho provocou no Vale do Jequitinhonha o isolamento de pessoas idosas, que perderam passo a passo a companhia dos parentes. É a situação de Maria Zilda de Matos, de 66 anos,  produtora rural em Chapada do Norte. Criada numa família de 12 irmãos, ela não se casou e não teve filhos. Perdeu a mãe aos 14 anos e ajudou a criar sete irmãos mais novos.

O pai de Maria Zilda era migrante e, todos os anos, viajava para trabalhar no corte de cana. Ela conta que, ao chegar na fase adulta, cinco irmãos seguiram o caminho do pai e também se empregaram como cortadores de cana no interior de São Paulo. “Como meus irmãos ficavam fora, eu também cuidava dos meus sobrinhos.”

Com a seca e a falta de oportunidades na região, os irmãos e os sobrinhos dela foram embora de vez, em busca de trabalho em São Paulo. Com a morte do pai, Maria Zilda, hoje, mora sozinha, cuidando de sua propriedade, na localidade de Gravatá. Antigos moradores, que eram seus vizinhos mais próximos, também migraram. “Moro com Deus, que é a nossa salvação e minha companhia”, diz a agricultora, que atua como líder comunitária na região.

Apesar da solidão, Maria Zilda não desanima e cuida da pequena propriedade, onde planta lavoura e cria pequenos animais. Assume serviços pesados, como o carregamento de lenha nos braços. “Hoje, as coisas estão mais difíceis. As despesas na roça eram menores. A gente usava roupa de algodão feita em casa. Não tinha que comprar roupas. Também não tinha despesa com telefone, essas coisas”, observa.

FONTE: EM, por Luís Ribeiro e Solon Queiroz.

VÍDEO - Abaixo vídeo com informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Turmalina, publicado aqui mesmo no inicio da semana. Se você ainda não assistiu, veja agora!