Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

11 de março de 2019

NINGUÉM SABE MAIS SOBRE VOCÊ DO QUE O FACEBOOK.

Qual livro você está lendo no momento? Uma dica aqui do blog é a obra prima HOMO DEUS – Uma breve história do amanhã do professor e escritor Iuval Noah Harari. Se a maioria das previsões feitas por Bill Gates no livro “A estrada do Futuro” nos anos 90 está se revelando nos tempos atuais, imagina o que vai acontecer com a humanidade nos próximos anos? O livro Homo Deus lhe dá as respostas em suas quase 500 páginas.

Mas, vamos destacar apenas um capitulo do livro! Nele o autor destrincha em detalhes uma pesquisa realizada pelo Facebook com usuários da rede. Na opinião de Harari a rede social está se tornando uma tecnorreligão (nome que você ainda vai ouvir muito no futuro). Ele disse que o “face” convidou milhares de usuários para participarem de uma pesquisa sobre temas pessoais. As pessoas responderam um questionário com 100 perguntas sobre sua personalidade.

Os algoritmos da empresa que Mark Zuckemberg controla previu as respostas dos voluntários com base no monitoramento dos liks no facebook (quais páginas da web, imagens e clips eles haviam marcado com esse botão). Quanto mais likes, mais precisas são as predições. A previsão do algoritmo (que nunca para de evoluir e ser alimentado com informações) foi comparada com colegas de trabalhos, amigos, familiares e conjugues. 

E pasmem, incrivelmente o algoritmo só precisou de 10 likes para saber mais sobre você do que o seu colega de trabalho. No caso dos conjugues, se você já clicou mais de 300 vezes em um destes botões, a rede social o conhece mais do que sua própria esposa. O mesmo também se aplica a elas! Sua expressão fácil também pode revelar se você é depressivo, alegre, inteligente ou idiota.   


ELEIÇÕES - O facebook já sabe sobre suas preferências ideológicas e culturais. A partir deste ponto será fácil também saber sobre suas preferencias eleitorais. O algorítimo saberá em qual candidato você vai votar para prefeito ou presidente, mesmo que a decisão surja de frente para urna eletrônica. Tudo baseado no que você curte, pública ou compartilha. Com isso, será possível saber qual candidato será eleito antes mesmo que a eleição aconteça. 

Estamos entrando na era da inteligência artificial e não há escapatória, o seu destino será controlado por ela. Só que isso é pauta para um próximo artigo! Se não quiser esperar leia o livro!

Já que o tema deste domingo foi o facebook, aproveite e siga a nossa página na rede social: CLIQUE AQUI – Acesse também a nova página da PONTOCOM , agora muito mais moderna e interativa: ACESSE