A BR-367 é uma importante ligação ente Minas Gerais e o litoral baiano. Iniciada na década de 50, durante o governo de Juscelino Kubitschek, alguns trechos da rodovia se encontram em situação caótica. O asfalto, que começou a ser implantado em 1980, até hoje não foi concluído.
O primeiro trecho está localizado entre Minas Novas e Chapada do Norte. Em uma distância de 20 km o asfalto se alterna com a terra. Além da poeira, verdadeiras crateras se formaram ao longo da rodovia, provocadas pela erosão.
Depois de Chapada do Norte, a próxima cidade é Berilo. São mais 20 Km de terra, uma estrada que parece ter parado no tempo. Nesse trecho estão localizadas as primeiras pontes de madeira da rodovia. O estado delas é crítico. A mais perigosa fica logo depois de uma curva e não oferece nenhum tipo de segurança. Ela está sem proteção lateral e com várias tábuas soltas.
Saindo de Berilo para Virgem da Lapa existe uma ponte de concreto que está desativada há 09 anos. Enquanto uma nova estrutura não é construída, quem precisa ir a Virgem da Lapa passa por dentro do córrego, que em período chuvoso torna-se muito perigoso.
A moradora Ana Rodrigues é quem socorre as pessoas que enfrentam dificuldades para passar no local. “Quando chove, as vezes eu nem durmo a noite, socorrendo o povo. Já vi o desespero de muita gente, sendo levado pela água”, declara. Movida pelo espírito solidário, Ana abre as portas de sua residência. “Todo mundo que não consegue atravessar eu acolho na minha casa. Já teve época de ficar com hospedes até 18 dias seguidos”, finaliza.
Dos R$ 575 milhões aprovados no Orçamento de 2014 (que serão destinados para Minas Gerais), apenas R$ 48,9 milhões são para a pavimentação de estradas. Como exemplo, o asfaltamento dos entroncamentos nas BRs 364, 365 e 154. Os deputados que compõe a bancada federal pelo Estado de Minas Gerais incluíram mais duas rubricas de R$ 10,5 milhões: uma para o entroncamento da BR-494 com a MG-423, próximo a Nova Serrana, e outra para o Anel Rodoviário de Belo Horizonte.
Entre as estradas que podem ser atendidas com a verba das emendas está o entroncamento da MG-406 com a BR-367, em Salto da Divisa, na divisa entre Minas e a Bahia, que tem previsão orçamentária de R$ 10,5 milhões.
A pavimentação da BR-367 é mais uma promessa de campanha de Lula e da presidenta Dilma, que ainda não foi cumprida.
FONTE: Portal Aranãs / FOTO: Marina Pereira.

