Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

17 de maio de 2019

TURMALINA – AÇÃO PELA ESCOLA MOBILIZA MORADORES DE POÇO DANTAS.

Em um país onde boa parte das pessoas condiciona o progresso e o desenvolvimento apenas às ações dos governos, uma comunidade turmalinense com mais de 800 habitantes resolveu agir por conta própria. Uma atitude que deveria inclusive, servir como exemplo para outras comunidades!

Para construir os muros da Escola Josefina Procópio, moradores de Poço Dantas resolveram seguir o caminho da cooperação e da união de forças entre comunidade, poder público e organizações não governamentais. Para construir os muros da Escola Josefina Procópio, eles se organizaram no lançamento da campanha Ação Social – Josefina Procópio que pretende arrecadar R$ 27.000,00 para a execução da 1ª etapa do projeto.


O Grupo Semear foi quem deu os primeiros passos neste sentido, como relata o estudante de Gestões Jurídicas Gilmar Lino, que integra o grupo que propôs a ação. “Somos um grupo de 40 pessoas que acredita que uma pessoa pode mobilizar outras pessoas, que juntas podem mobilizar o Poder Público, as empresas que atuam na comunidade, pessoas físicas, as ONGs e todos os setores que entendem que o desenvolvimento pode ser alcançado em conjunto”, comenta.


Como estratégia de arrecadação, o Grupo Semear vai utilizar as festas típicas da comunidade, principalmente para o comércio de alimentos. “Ganhamos os ingredientes, produzimos uma remessa de salgados e os próprios integrantes do grupo se encarregaram de vendê-los para os próprios moradores do Poço Dantas. Isso foi em um dia comum e é uma atividade que podemos repetir durante as festas”, explica Gilmar que é funcionário da HLH. Sorteios através de rifas, leilões e a organização de campeonatos também são estratégias para arrecadar o recurso, que será suficiente para a construção de toda a estrutura. “O acabamento, a pintura e a decoração são partes de outra etapa”, completa. 

Em visita ao estúdio da PONTOCOM, o representante do Semear disse que algumas conversas já foram iniciadas. Recentemente Gilmar foi recebido pelo vice-prefeito de Turmalina/MG. “Essa é uma iniciativa que partiu dos moradores, mas o Poder Público também está completamente envolvido. Já conversamos com o Vice-Prefeito Roberto Meire, com os vereadores e todos se dispuseram a ajudar”, disse o estudante de direito, que inclusive foi aluno da escola Josefina Procópio. 

A construção do muro poderá evitar uma serie de situações. “Não só as plantas que cercam representam riscos para as crianças. Animais peçonhentos, como cobras já foram capturados dentro da escola. São as crianças da comunidade que estão em risco. Por isso todos nós temos que nos mobilizar”, finaliza. A Escola Josefina Procópio possui 142 alunos, sendo 80 no turno da manhã e 42 alunos no período da tarde.  


Segundo o senhor Lourival Maciel, a professora Josefina Procópio (que era Tia avó da sua esposa) começou a lecionar no município por volta de 1935. Ela teria falecido em 1949, após ensinar a arte de juntar as palavras e as silabas para uma geração de turmalinenses.    

A PONTOCOM aderiu rapidamente à campanha e a pauta entrou como prioridade na nossa grade de jornalismo. Afinal, acreditamos que projetos como esses podem servir de exemplo para mobilizar as pessoas pelo bem delas próprias. Para os turmalinenses e amigos de Turmalina que residem em outras cidades, o Grupo Semear vai disponibilizar em breve uma conta bancária. Se você deseja conhecer as ações do grupo, eles possuem uma página no facebook. Para ter acesso clique no link: GRUPO SEMEAR