Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

14 de maio de 2019

TURMALINA – CURSO ENSINA PRESERVAR ABELHAS NATIVAS.

No final do mês de abril, a comunidade do Morro Redondo, recebeu a turma de alunos do 1º curso de Meliponicultura da região. Essa é uma técnica de criação de abelhas nativas sem o ferrão. O meliponicultor com a arte de criação das abelhas em caixas racionais contribui na preservação do meio ambiente e na polinização das plantas colaborando com a produção agrícola”, diz um post na página da comunidade em uma rede social. 


Essa prática pode ser uma fonte de renda para a agricultura familiar, pois o mel e os seus derivados são produtos raros e muito bem aceitos no mercado devido ao seu grau de qualidade. Outro fator positivo nesse tipo de criação é a distancia entre as colmeias e as residências. “Os meliponários dentro das técnicas de abrigo podem ser instalados próximos às residências uma vez que as abelhas nativas não contêm o ferrão”, explica.

O curso que contou com 10 alunos foi uma iniciativa do Clube do Galope de Turmalina/MG juntamente com o Conselho Comunitário da Comunidade Morro Redondo. Ele foi aplicado pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O objetivo do curso foi capacitar os apicultores e fortalecer a preservação das abelhas nativas da nossa região. Siga a PONTOCOM de Turmalina nas redes sociais: CLIQUE AQUI – Acesse o site da nossa emissora: www.radioturmalina.com.br