Pena que a chuva espantou o público na primeira noite do festival. Com água caindo, a solução foi se abrigar nas tendas que foram montadas em frente às barraquinhas. Com o público posicionado a mais ou menos 30 metros do palco faltou o tradicional calor humano que inspiram músicos, cantadores e apresentadores que participam todos os anos do FESTUR. Mas, felizmente a chuva e a distancia do publico não comprometeu a qualidade das apresentações, tanto é que a diferença entre os primeiros colocados na categoria principal foi de apenas 0,5 ponto, na somatória final das notas.
Na categoria Musica Sertaneja o primeiro prêmio ficou para o Turmalinense Altamiro Aparecido, com o auxilio do Rema (Violão), Dão (Segunda voz). A música Velho Carreiro obteve a nota 30,5. Com 28,0 pontos Bicho Voador, autoria Osmar Gomes e Osmar Lins de Minas Novas foi a segunda colocada. O prêmio revelação foi para Delmiro Rodrigues, mais um nome a integrar a lista de Turmalinenses vencedores do FESTUR. A música Sertão Querido alcançou a nota 27,5.
Já na categoria MPB Marinho San de BH foi o campeão com a música Nascentes Filhos e Rios. Com 37,0 o veterano dos palcos do festival ganhou o prêmio de 2.500 reais. Com 36,5 pontos o vencedor da 24ª edição do FESTUR, Laércio Bettoven de Salvador – BA ficou em segundo lugar esse ano. Já o 3º lugar na categoria Música Popular Brasileira foi para a cidade de Americana – SP. Sandro Livahck interpretou a canção “Para o verbo amar” e ficou com o bronze do FESTUR – 25 anos. O premio revelação na categoria MPB também ficou em Turmalina. O maestro Valdir Alves reuniu músicos da Orquestra Homero Maciel e interpretou a música Ilusões. Veja foto abaixo.
O quesito “Letra” foi julgado pelas professoras Rosangela Ap. Pires e Marluce Maciel Antunes. “Melodia, Afinação e Harmonia” ficou a cargo do instrumentista Emerson José Pinto. Já arranjo, “Qualidade técnica e Interpretação” ficou sob a responsabilidade do músico David Cassimiro.
FINALMENTE O RECONHECIMENTO
O cantor e compositor João Luiz autor de “Demanda”, música que não foi premiada no 24º FESTUR e que grudou como chiclete na programação da Rádio Cidade FM, levou o prêmio “Cidade de Turmalina”. A música os “Mercenários” interpretada pelo Turmalinense João Luiz ganhou o prêmio pelo reconhecimento do público, ou seja, levou prá casa o troféu e um cheque de 600 reais que é destinado ao artista que mais se identifica com a platéia durante a apresentação.