Os vereadores foram conduzidos pela Orquestra Homero Maciel até a SAT (Avenida Lauro Machado – Centro), local onde a cerimônia de posse foi realizada.
Um texto do historiador Valdivino Ferreira, apresentado no início da reunião, expressa muito bem o significado de uma casa legislativa. Criar as regras de uma sociedade e trabalhar para que elas sejam cumpridas. O legislativo também é a instância do poder que representa o cidadão na prática. É por isso que você vota em um vereador. Agora, para que isso aconteça na realidade, também é necessário que você acompanhe os trabalhos da câmara municipal, através das reuniões que acontecem quinzenalmente ou diretamente com o seu vereador. Se é um direito seu ter um representante na câmara, também é um dever acompanhar o trabalho dele.
Mas, quando o assunto é política local, dois tipos de pessoas costumam aparecer. Uma que reproduz as informações sejam elas construtivas ou destrutivas e sem dar muito valor à fonte, e a outra que busca as informações de forma oficial para depois tirar as suas próprias conclusões e consequentemente emitir uma opinião. Em qual dos perfis você encaixa? Se você acompanha os trabalhos da câmara do seu município, com certeza você possui mecanismos para formar a sua própria opinião, e debater de forma clara e objetiva sobre o que anda acontecendo com a sua cidade, com a sua rua ou com a escola do seu filho. Se não... Comece a acompanhar, com o tempo você vai abandonar o hábito de reproduzir informações sem ter a certeza da sua veracidade e deixar de se influenciar pela opinião dos outros.
Na foto abaixo a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Turmalina.
Na noite do dia 03 de Dezembro tomou posse a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Turmalina. No biênio 2011/2012 o legislativo municipal será comandado por Jadilson do Zuza/PSDB, José do Socorro/DEM vice-presidente e Zilmar da Farmácia/PPS como secretário.
No discurso de posse, o novo presidente confirmou o que foi dito em entrevista para o Noticias da Cidade, na época da eleição da mesa. Jadilson reafirma o seu desejo em aproximar a câmara do cidadão. “Penso ser impossível existir uma verdadeira democracia, sem a participação efetiva do cidadão comum, eleitor no gozo dos seus direitos e deveres. Afinal, o exercício do poder deve resultar de um desejo da maioria”, afirma o presidente empossado. Já o prefeito Zailson Macedo Godinho, convidado para a cerimônia como representante do Poder executivo, espera que o bom relacionamento com a mesa anterior continue. “Na gestão do então presidente, vereador Zilmar da Farmácia/PPS, todos os projetos encaminhados à câmara pela prefeitura foram colocados em votação. Acredito Jadilson que a sua postura como novo presidente será pelo bom relacionamento entre os dois poderes”, completa o prefeito em discurso durante a cerimônia de posse.
PAC II