O médico Luiz Nogueira de 67 anos foi condenado à 20 anos de prisão como mandante do crime contra o ex-prefeito de Berilo/MG, Cláudio Waldete Coelho Santos (IOIÔ) em 06 de Junho de 2008. A decisão foi dada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Minas Novas, às 21 h da última sexta-feira.
A reação dos familiares, Berilenses e do povo de Minas Novas foi como uma explosão de alegria”, definiu Albano Silveira em uma publicação no Blog do Banú. O crime foi classificado como violento e por motivo torpe, feito na tocaia, na casa da namorada de Ioiô, Alaíde Assis Amaral (LALÁ). O ex-prefeito foi baleado pelas costas e morreu na hora com 15 perfurações no pulmão e 04 no coração. O crime foi executado pelo agricultor Roberto Gonçalves (Conhecido como Gil), condenado há 14 anos de prisão. Gil trabalhava na fazenda do médico, em Sete Lagoas.
Segundo o Blog do Banú, que noticiou o fato em primeira mão, o médico acusava Ioiô de revirar seus arquivos de prontuários para descobrir possíveis falhas no seu trabalho, além de argumentar que era perseguido e ameaçado pelo ex-prefeito.A defesa tentou argumentar que o médico Luiz Nogueira é Esquizofrênico Paranóide, e não tinha controle sobre seus atos, na época do crime. Um laudo de uma psiquiatra e um psicólogo do Instituto Médico Legal, de Belo Horizonte, jogou essa tese por terra, afirmando que ele tinha consciência plena do que tinha feito.
Por ter curso superior, Luiz Nogueira deverá ficar em cela especial, com banheiro, cama, colchão, armário, televisão e geladeira. Ele está cumprindo pena na cadeia de Sete Lagoas, onde está desde outubro de 2009.
O QUE É ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE?
É o tipo mais vulgar de esquizofrenia e mais persistente. Os delírios (principalmente de perseguição e grandeza) e as alucinações constituem normalmente os primeiros sintomas. Estes doentes são reservados, desconfiados e hostis. O paciente que sofre desta condição pode pensar que o mundo inteiro o persegue. Idéias delirantes de perseguição e de grandeza acompanhadas de alucinações auditivas são muito freqüentes. Na fase inicial da doença podem conseguir adaptar-se a uma vida normal, mas à medida que a psicose avança torna-se difícil.