Fiquei sabendo que o ex-presidente Lula esteve em Araçuaí no enterro do bispo Dom Enzo, sepultado na manhã de ontem, Quarta-feira. O ex-presidente (que já esteve várias vezes no Vale do Jequitinhonha), sempre que vem a região é questionado sobre a mesma coisa - O asfaltamento da BR 367 - Trechos que ligam Minas Novas à Virgem da Lapa e Jacinto à Saldo da Divisa.
Mas, companheiros e companheiras o asfaltamento da BR 367 agora é problema da presidente Dilma. Esse abacaxi não é mais fruta da salada do ex-chefe da nação... E o tempo que ele passa com a atual presidente, é para discutir sobre abacaxis muito maiores, como o último envolvendo o Ministério dos Esportes.
Uma pena, pois agora a pouco eu tive a oportunidade de ouvir novamente uma reportagem levada ao ar pelo “Notícias da Cidade” em 17 de Janeiro de 2010, sobre a visita do então presidente Lula à cidade de Jenipapo de Minas (ocasião em que a Barragem do Setúbal foi inaugurada). “Meus companheiros do Jequitinhonha, assim que chegar a Brasília vou pedir a ministra Dilma (então candidata da época) para acionar o DENIT e providenciar para que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível”, disse Luis Inácio Lula da Silva. Alguns minutos depois a então candidata Dilma falou em alto e bom tom que o asfaltamento estava incluído no PAC II. Pena que o tempo passou, a ex-ministra virou presidente e a 367 continua cada vez pior.
E o mais grave, no inicio do mês de Setembro a AMM – Associação de Municípios Mineiros colocou o DENIT na parede, e a resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de transporte foi indigesta. A obra continua na estaca zero. Será preciso pelo menos 02 anos para atualizar os projetos.
O anuncio de que não existe nem um projeto básico para o asfaltamento da rodovia federal pegou prefeitos e lideranças locais de surpresa. “Vamos agora tentar uma nova mobilização política para tentar cobrar os recursos”, disse o prefeito de Virgem da Lapa Averaldo Moreira Martins, do PT. “Nunca conseguimos um retorno sobre essa obra e já passou da hora de os prefeitos e moradores receberem alguma resposta”, completa o prefeito de Virgem da Lapa que foi eleito pelo partido que comanda o país desde o ano de 2002. A fala do prefeito com relação a esse assunto foi publicada no Blog do Banú no mês passado.
Mas a luz no fim do túnel ainda pode vir do Deputado Estadual Luis Henrique Santiago/PSDB, que lidera uma frente composta por 10 deputados do Vale do Jequitinhonha, que estão em busca de uma solução para o "Caso 367". Inclusive, o Deputado Luís Henrique estará em Turmalina na próxima Sexta-Feira, dia 28 de Outubro. E caso, ele tenha alguma informação adicional sobre o projeto “asfaltamento da BR - 367” , o espaço aqui no blog está aberto.
Se não, a solução será sugerir a apresentação de um projeto para mudar o nome da BR – 367 para BR – 171. Quem sabe assim as coisas não ficariam mais claras para o cidadão em períodos eleitorais?
Leia mais sobre o asfaltamento da 367, que segundo um Deputado do PT começaria esse ano: http://cidadefmturmalina.blogspot.com/2010/08/parabens-equipe-da-radio-nativa-fm-de.html