Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

2 de março de 2014

DIAMANTINA – POUCO PÚBLICO E MUITA ALEGRIA NO INÍCIO DO CARNAVAL.

Os foliões que curtem o carnaval há algum tempo em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, notaram diferença na festa deste ano. No primeiro dia de folia, as ruas do Centro Histórico, onde a concentração é maior, estavam mais vazias que o de costume. A responsável pelo público pequeno foi a forte chuva que cai sobre a cidade desde cedo.
Apesar da expectativa de que cerca de 20 mil foliões chegariam à cidade, nas ladeiras de pedras e nas praças, na tarde deste sábado (01), havia pouco movimento. No show da Bartucada, a estimativa era de que cerca de mil pessoas, muitas com sombrinhas se animaram a curtir a apresentação da tradicional banda debaixo de chuva.
A venderora Érica Alessandra Soares, de 33 anos, e a amiga decoradora Jerrilene Martins, de 39, saíram de Sabará neste sábado e estavam chateadas com o temporal que não deu trégua aos foliões. “Eu queria ue o tempo estivesse sem chuva para eu aproveitar mais a folia”, afirmou Érica. Mesmo chovendo, as amigas garantiram que iriam virar a noite para esperar o show da Bat-Caverna, marcado para depois da apresentação da Bartucada.

Vazia ou não, grupos de amigos que se concentram todos os anos na “Quitanda do Samba”, uma das ruas mais conhecidas de Diamantina, garantiram presença. Do improviso e criatividade dos visitantes surgiam até novos blocos que tentavam animar a galera. Aos poucos as pessoas, mesmo molhadas, começaram a entrar no clima que prometia invadir a madrugada.
De Portugal, um grupo de oito universitários criou o “Samba Rousseff”, em homenagem a presidente do Brasil, e com muito samba do pé, desfilava pela primeira vez nas ruas da cidade.
Para garantir a segurança dos brincantes, um esquema de segurança foi especialmente planejado. Na entrada da cidade, agentes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual abordavam motoristas que chegavam ao município.
Câmeras de vigilância foram instaladas nos principais pontos da cidade e fiscais da prefeitura se espalharam pelas ruas para evitar danos ao patrimônio e a ação de ambulantes. Durante os dias de festa, o folião que for pêgo fazendo xixi nas ruas será preso em flagrante.
FONTE: Hoje em Dia, via Aconteceu no Vale