Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

14 de novembro de 2014

TURMALINA – DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA É ALVO DE DEBATE NA CÂMARA.

O assunto “redução das despesas do município” foi amplamente discutido durante a 18º reunião da Câmara Municipal de Turmalina, realizada na noite desta segunda-feira (10) no plenário vereador Afonso Santiago. Na pauta dessa reunião havia 03 projetos de lei, e um 4º projeto que foi incluído durante a sessão. Após os projetos serem discutidos nas “comissões da casa” , não houve votação no plenário, em função de um pedido de vistas, protocolado pelo vereador Adivan/PTB. 


Como não havia pareceres e nem projetos em discussão no plenário, a presidência abriu espaço para os vereadores. O assunto que ocupou a maior parte da reunião foi o Plano de Redução de Despesas da Prefeitura Municipal de Turmalina que resultou na demissão de funcionários da prefeitura e na suspensão parcial do transporte feirante.


O vereador José Geraldo Rocha/PT abriu as discussões sobre o tema. “Diversos profissionais, principalmente da educação foram dispensados. São pessoas que dependem do salário, e com certeza possuem contas para pagar. Essa atitude traz graves conseqüências, pois essas pessoas ganham o mínino, colocando famílias em dificuldades”, relata o vereador. Outro questionamento feito pelo parlamentar aponta para os gastos com imóveis alugados. “A administração paga aluguel de um prédio, mesmo possuindo salas ociosas em suas repartições”, a observação aponta para a locação de um imóvel pela prefeitura, próximo ao Mercado Municipal.   


Após esse momento da reunião seguiram-se os pronunciamentos dos vereadores Petrônio, Quincas, Warlen, Irineu, Roberto e Noraldino que usaram de prerrogativas regimentais para se pronunciarem. Petrônio/PR disse que está sendo procurado por diversas pessoas, questionando sobre a suspensão do transporte feirante no último sábado. “Quanto de dinheiro deixou de circular na praça no último sábado? Sou solidário aos feirantes, e talvez a administração municipal não tenha noção do que significa o transporte feirante para aquelas pessoas que ainda resistem nas suas comunidades rurais”, relata o vereador. 


Quincas/PSDB disse que concorda com a indignação dos vereadores, mas infelizmente essa é uma via de mão dupla. “È triste ver o transporte feirante parar, mas pior, é o prestador de serviço trabalhar e não receber. Mas, para colocar a casa em ordem é preciso cortar despesas. Eu fico triste com a situação, mas vamos ver se dentro de 03 ou 04 meses o prefeito coloca a casa em ordem”, afirma o vereador.


Warlen/PT disse que o homem do campo não pode ser prejudicado pelo fato da prefeitura precisar reduzir as suas despesas. Segundo ele existem outros setores onde os cortes deveriam ser feitos. “O pequeno produtor rural não aguenta bancar o transporte dos alimentos até a feira. È preciso que exista uma previsão de gastos para que os recursos não faltem e eles paguem a conta. Não sou contra a administração, pois os problemas afetam todos nós”, relata o vereador do PT.


O vereador Irinéu/PPS disse que se os cortes tivessem sido feitos antes, eles não precisariam ser tão intensos. “A prefeitura demorou para parar com alguns serviços e a situação ficou cada vez mais difícil. É preciso pagar as contas sim, mas eu sinto tristeza em ter que dizer ao trabalhador rural que o transporte vai parar”, explica.


Para o secretário da mesa diretora, a prefeitura também não pode pagar aluguel de um imóvel fora, com salas vazias no seu prédio. “Concordo que não é justo que o transporte feirante funcione sem pagamento para os prestadores de serviço, mas a prefeitura deveria ter feito o que vem sendo dito aqui há tempos. A forma como o município cobra pelos seus imóveis alugados está errada. O aluguel de imóveis pagos pela prefeitura, mesmo tendo espaço no seu prédio também está errado”, protestou o vereador Roberto Meire/PPS, que na seqüência também apontou outras áreas que poderiam ter sofrido os cortes. “Tem secretarias que poderiam ser unificadas. Tem gente recebendo demais para não fazer nada. Tem pessoas no governo que fazem o que querem e o prefeito por ser uma pessoa humilde demais não tem pulso para controlar essas pessoas”, completa o vereador Roberto Meire/PPS.  


O vereador Noraldino/DEM disse que o apelo é para que a câmara seja ouvida. “A própria população está apontando aqueles que não fazem nada. Quando se fala na economia feita com a junção dessas secretarias, tem que se falar também na redução das despesas de funcionamento dessas secretarias. O nosso apelo é para que o prefeito nos escute. A câmara é parceira e não quer que a administração dê errado. Tem gordura para cortar, mas primeiro é preciso saber onde cortar”, explica o vereador que na gestão anterior trabalhava como chefe de gabinete.

O debate em torno desse tema durou 40 minutos. No final, o Presidente da Câmara, vereador Vicente Chevrolet/PMDB abriu espaço para o vereador Tibinha/PV, que ocupa a função de líder de governo na câmara. Tibinha falou sobre as dificuldades do município para conseguir recursos federais para resolver os problemas causados pela chuva, mas não se pronunciou sobre a demissão de funcionários, a união de secretarias e sobre o interrompimento do transporte feirante. 


Após as palavras do líder de governo, vereador Tibinha/PV o Presidente da Câmara, vereador Vicente Chevrolet/PMDB fez o discurso de encerramento da sessão. “O transporte feirante começou há muito tempo e todos que passaram na prefeitura fizeram sua parte. O prefeito tem que cortar é onde não dá resultado, sem atingir os mais pequenos”, comenta Chevrolet/PMDB. “Essa semana a feira já teve uma mudança, e isso é ruim para a cidade. Tem que fazer um levantamento e encontrar uma outra forma de cortar sem atingir aquele que ganha um pequeno salário”, finaliza o presidente.

Através da PONTOCOM – Música & Notícia você assiste a essa e a outras reuniões na integra. Acesse o link: www.radioturmalina.com.br e clique no box TV PONTOCOM.

Desde o mês de fevereiro de 2014 as reuniões também são filmadas e transmitidas através da PONTOCOM – Música & Notícia. Segundo informações do nosso sistema, as 17 reuniões veiculadas na página da emissora em 2014, já foram assistidas por uma média de 10.000 pessoas.