Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

20 de março de 2015

TURMALINA – CÂMARA MUNICIPAL REALIZA TRABALHO INÉDITO SOBRE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.

No dia 09 de fevereiro a Câmara Municipal de Turmalina iniciou uma série de reuniões com as comunidades rurais, onde o tema principal dos debates tem sido a água. Quais as comunidades rurais que ainda possuem água? Quais as que já necessitam de abastecimento? Quantos córregos as comunidades possuem em atividade? Quantos já secaram? São questionamentos como esses, que vem sendo levantados nestas reuniões, como disse o Presidente da Câmara Noraldino Gonçalves/DEM. “A nossa intenção é recolher informações e logo em seguida realizar um estudo técnico, para saber quais as nascentes que ainda são recuperáveis”, afirma.

Após discutir com as comunidades sobre as demandas e as necessidades de cada uma, a Câmara Municipal de Turmalina vai contratar uma empresa para realizar um estudo técnico com base nas informações levantadas junto aos moradores. “A empresa vai localizar os pontos onde as nascentes existiam, marcar as coordenadas com um GPS e em seguida elaborar um projeto, que na maioria das comunidades inclui o cercamento da área delimitada, reflorestamento e a construção de bacias de contenção”, explica o presidente.


Na reunião realizada na comunidade do Barreiro foram mapeadas 17 nascentes, mas apenas uma possui água. Na comunidade Gentil foram 14 córregos mapeados e apenas no “Córrego do Lapeiro” corre água até certa altura. A comunidade é abastecida parcialmente pela água (sem tratamento) do Rio Fanado, que também pede socorro.

Já na reunião da câmara realizada na comunidade Córrego São João os moradores informaram a existência de 25 córregos que corriam água, muitos deles eram usados para tocar moinhos. Atualmente apenas 01 possui água “e por ironia do destino” não é o que dá nome a comunidade.


Essa semana a equipe da Câmara Municipal de Turmalina se reuniu com os moradores da comunidade São Miguel, as margens do Rio Araçuai, que não é mesmo de alguns anos atrás. Mesmo sendo uma região que não possui a mesma carência de água encontrada nas outras comunidades, vários córregos foram dados como completamente secos. Apenas 01 deles era formado por 06 nascentes.


Na próxima semana a “Caravana da Água” visitará mais 02 comunidades. José Silva na terça-feira (24) e a comunidade Jacuba na quinta-feira (26).

Todas as reuniões estão sendo gravadas e documentadas através de uma ata. No final as informações serão colocadas em uma espécie de almanaque. Um mapa, sobre como preservar a água que ainda resta e recuperar as nascentes que existiam. O estudo será encaminhado para os órgãos competentes, como prefeitura e governos estadual e federal. Noraldino Gonçalves/DEM acredita que esse trabalho realizado pela Câmara Municipal de Turmalina seja inédito no Brasil.       

Para mais informações sobre Turmalina e região: PONTOCOM – Música & Notícia.