Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

7 de abril de 2016

TURMALINA – MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS REALIZOU REUNIÃO EM PEIXE CRU.

No final do mês de Março (22), aconteceu uma reunião promovida pelo MAB -Movimento dos Atingidos por Barragens com lideranças do reassentamento de Peixe Cru, que possui 40 famílias do município de Turmalina.  

O encontro registrou algumas violações sofridas pela população. Falta de documentos das terras, casas malfeitas e com péssima estrutura, foram alguns exemplos. Ainda foi citado o vazamento no telhado da igreja e a correção do solo, o que dificulta a produção de alimentos.


Reivindicações - Entre as reivindicações, os atingidos exigem a renovação do convênio com a EMATER, estrada de acesso à antiga comunidade de Peixe Cru até o cemitério e também um plano de desenvolvimento para as famílias terem trabalho e melhor qualidade de vida.

Outro desafio é o descaso com os atingidos que vivem em regiões abaixo da hidrelétrica e o pagamento de indenização aos ribeirinhos. Os atingidos que se encontram nesta situação, na região do Médio e Baixo Jequitinhonha também possuem reclamações em relação à água depois da construção da barragem, que modificou o sabor, a cor e o cheiro.

Devido à baixa qualidade da água, houve uma perda de 70% da capacidade de produção de alimentos no cultivo nas vazantes, o que ocasionou o esvaziamento das comunidades próximas do rio Jequitinhonha. “A população ribeirinha que se utilizava das vazantes e os pescadores denunciam a redução dos peixes e aumento no caso de doenças, como verminoses. Houve  o crescimento da ocorrência de pirambebas (piranhas) que se tornou a espécie dominante, colocando em risco as espécies nativas. Por isso, faz-se necessário a aprovação da Política Estadual de Direitos dos Atingidos por Barragens e outros empreendimentos”, diz a reportagem publicada no Gazeta de Araçuaí.

O site diz ainda a CEMIG foi procurada, mas até o momento a companhia não se manifestou sobre o assunto.