Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

8 de julho de 2016

TURMALINA – ENTREPOSTO DE MEL ENTRA EM ATIVIDADE.

Há mais ou menos 10 anos o sonho da APIVAJE em construir um entreposto para receber, processar e vender a produção de mel da região foi iniciado. Agora a Associação de Apicultores do Vale do Jequitinhonha comemora não só o inicio das atividades, mas também a certificação do Ministério da Agricultura para a comercialização do “Mel do Jequitinhonha”. Elmo da Nutrimel, integrante da diretoria da APIVAJE disse que o prédio e as instalações do entreposto receberam uma rigorosa vistoria técnica. “Para receber o SIF - Serviço de Inspeção Federal consultores técnicos do Paraná vieram a Turmalina e realizaram uma inspeção detalhada de processo de produção. Itens como a higienização e capacidade instalada são fundamentais para receber o selo”, explica.


Turmalina é apenas a sede do “Entreposto de Mel”. Diversos municípios da região integram o pólo produtor. O principal deles é Itamarandiba, como afirma a Gerente Regional do Sistema SENAI-FIEMG Etelvina Andrade Câmara. “Todo o mel produzido nos municípios vizinhos serão trazidos para Turmalina, inclusive o de Itamarandiba. Só o município de Itamarandiba produz 400 toneladas do produto por ano, o que o torna o 2º maior produtor de mel do Brasil”, relata. 

Outro papel importante do “Entreposto de Mel” é a eliminação da figura do atravessador. “A FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais é uma das parceiras da cooperativa que vai comandar o empreendimento. Com o entreposto em funcionamento o mel beneficiado e industrializado aqui em Turmalina poderão ser comercializados direto com os compradores, não só no Brasil, mas também no exterior”, completa Etelvina. 
      
Para mais informações sobre Turmalina e região acesse a página da PONTOCOM – Música & Notícia: AQUI.