Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de novembro de 2016

CUBA – FIDEL CASTRO MORRE AOS 90 ANOS.

Faleceu o ex-ditador cubano Fidel Castro. A TV Estatal do país socialista publicou as primeiras informações, por volta das 22h00min desta sexta-feira (25). Fidel Castro, que andava muito doente foi substituído no comando do país pelo seu irmão Raúl Castro em 2006.


 Aposentado há 10 anos, o ex-ditador era praticamente inacessível. Só recebia visitas esporádicas de personalidades em sua casa em Havana.

Ainda mais escassas são suas aparições públicas ou fotos tiradas recentemente. Uma presença discreta que contrastava com as cinco décadas em que esteve à frente da ilha, exercendo um comando onipresente antes de ficar doente e ceder o poder a seu irmão Raúl.

Gerações de cubanos cresceram com a imagem e presença próxima de Fidel, o mesmo que pregou sua rejeição ao "culto à personalidade". O revolucionário tinha 32 anos quando entrou triunfante em Havana. Era 1959, usava barba e uniforme e vinha da derrota de um exército de 80 mil homens contra uma guerrilha que em seu pior momento contou com 12 homens e sete fuzis.

Sem passado militar, Castro expulsou do poder o general e ditador Fulgêncio Batista, na luta que começou com o fracasso da tomada do quartel Moncada, em 1953. O seu corpo será cremado, conforme desejo manifestado em vida!

Mais informações a qualquer momento. Leve a PONTOCOM de Turmalina com você: Baixe o aplicativo da PONTOCOM no play store e ouça uma programação de fino gosto: CLIQUE AQUI