Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

8 de maio de 2019

TURMALINA – PRESENTE EM FEIRA DE ARTES NA CAPITAL MINEIRA.

Até o dia 11 de Maio, acontece a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na Praça de Serviços da UFMG, reunindo aproximadamente 90 expositores, de 27 municípios e 48 associações. O evento que acontece em Belo Horizonte reúne os povos indígena Aranã e Cinta Vermelha, do município de Araçuaí, e o Quilombo Raiz, de Presidente Kubitschek.

Entre os produtos comercializados estão uma vasta produção de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato. Neste ano a Feira sediará a audiência pública Artesanato mineiro: perspectiva, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é discutir estratégias de preservação das manifestações artísticas do Vale do Jequitinhonha. O encontro, que começou às 9h30min, no auditório da Reitoria é aberto ao público.


De acordo com o portal da UFMG, a presidente da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo (Distrito do Buriti), Terezinha Lopes dos Santos, também reconhece a relevância do encontro. “Para nós, é muito importante uma audiência pública, pois ainda temos dificuldades, como o transporte dos artesãos e das peças, a hospedagem, a participação em feiras de outros estados e a divulgação”, enumera. O evento reunirá representantes de artesãos, de organizações sociais, adeptos da economia solidária e dirigentes da UFMG.

A ideia de realizar uma feira que pudesse colocar os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na Capital Mineira surgiu em setembro de 2000, durante a Semana do Conhecimento da UFMG.