Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

15 de fevereiro de 2022

PREFEITO REÚNE CONVIDADOS EM INAUGURAÇÃO DE QUEBRA-MOLAS.

Uma solenidade com muitos convidados, onde o Prefeito de Oliveira dos Brejinhos,  no centro sul da Bahia aparece inaugurando um quebra molas. De acordo com o texto que acompanha a foto, o prefeito Clériston Guedes, estaria se vangloriando em uma simples obra que deveria ser realizada sem nenhum alarde. A manchete ainda afirma que os munícipes estariam questionando o valor que foi gasto na obra!


Como é de costume aqui na redação, antes de darmos uma notícia com características fora do padrão, a regra número um é “checar a veracidade dos fatos”. A cidade de Oliveira dos Brejinhos existe, mas o prefeito Clériston Guedes estava inaugurando uma praça e não um quebra-molas. Coincidentemente a cerimonia de inauguração foi realizada em cima da lombada, que havia sido pintada no decorrer da obra. Com uma oposição criativa e maliciosa na cidade, a foto viralizou na internet e desde 2016 muita gente compartilha a notícia como se fosse verdade. Uma prova concreta de que “ética e política às vezes parecem seguir caminhos opostos”.

Você consegue prever o que se desenha no cenário eleitoral em 2022? Infelizmente, com a democratização da comunicação no mundo o termo “fake News” virou rotina nas vidas de muitas pessoas.