Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de janeiro de 2011

ERRAR É HUMANO! NESSE CASO O ERRO É BIOLÓGICO.

SABIA QUE O SEU CEREBRO PODE LHE PREGAR UMA PEÇA?
Na semana passada eu recebi um e-mail, assinado por uma professora de português, onde o assunto em questão foi um erro ortográfico encontrado em um texto aqui no blog - início estava escrito sem o assento no i. Nada tão grave como o erro cometido pela Revista Isto É, que na frase “Prefeitura de São Paulo corta ponto de funcionários”, a primeira letra o da palavra ponto foi trocada pela letra i. A gafe só foi descoberta após a impressão e a distribuição de milhares de revistas. E acredite, os textos antes de serem publicados são todos revisados de forma criteriosa, e por várias vezes como acontece aqui no blog.

Mas, o erro de revisão é compreensível. Dia desses tive acesso a um almanaque, que é publicado anualmente pela Drogaria Helofarma (Avenida Lauro Machado – Turmalina) e descobri que a culpa é do cérebro humano. A nossa cabeça possui um mecanismo que identifica apenas a primeira e a última letra de uma palavra. As letras restantes ficam em segundo plano. Faça um texte lendo o texto abaixo.

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesridade ingslesa, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plaravaa etãso, a úncia csioa improtmatne é que a primieira e a útmila Lteras etejasm no lagaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cada Ltera isladoa, mas a plravaa como um tdoo.      

Agora, essa regra não se aplica a Auto Mecânica do Gordo em Cruzeiro do Norte, no estado de Goiás. Como se observa na foto abaixo, não são as letras que estão fora de ordem, mas sim a forma como o cidadão interpreta uma palavra e as reproduz de forma escrita. Coisas da língua portuguesa!



Atirou no que viu, acertou no que não viu... Quanto ao impacto da campanha publicitária da auto mecânica, ninguém dúvida que ele foi monstruoso. A foto publicada primeiramente no Programa do Jô da Rede Globo (seu parceiro de balança), ganhou espaço na internet e já foi reproduzida milhares de vezes... Sem dúvidas os negócios andam bem para o “Gordo” de Cruzeiro do Norte.