Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de novembro de 2014

TURMALINA – CASAL ACUSA HOSPITAL DE NEGLIGÊNCIA APÓS MORTE DE BEBÊ ANTES DO PARTO.

Na noite desta segunda-feira (24) o assunto foi amplamente debatido no plenário da Câmara Municipal de Turmalina. Na falta de uma nota de esclarecimento, vereadores chegaram a sugerir que a mesa diretora da câmara convoque o hospital a prestar esclarecimentos no plenário.

Na tarde desta quarta-feira (25) o portal Aconteceu no Vale publicou uma reportagem sobre o tema. No final, o portal informa que um e-mail foi encaminhado ao hospital pedindo explicações sobre a denuncia. De acordo com o texto, até o fechamento da matéria nenhuma resposta havia sido enviada.


O pai da criança, Romário Sena Santana acusa a unidade de saúde de negligência. “Minha esposa, Maria de Fátima Vieira de Souza, estava grávida de 42 semanas e o limite foi completado na segunda-feira, 17 de novembro, quando ela foi internada para fazer o parto induzido ou cesárea, às 19h30min. O médico S.L.L.M aplicou um medicamento tentando induzir o parto, mas não obteve sucesso. Por volta das 20 horas ele ouviu os batimentos cardíacos do bebê e estava tudo bem.”, relatou o pai à reportagem do Aconteceu no Vale.

O casal esperava que o médico fizesse a cesárea. “Nós esperávamos que o médico fizesse a cesárea, mas ele disse que faria somente na terça-feira. Em seguida ele foi embora e deixou um outro médico, que não voltou ao quarto. Somente por volta das quatro horas da manhã, quando uma outra mulher chegou no hospital para trabalho de parto, que uma enfermeira resolveu conferir os batimentos do coraçãozinho da Alice, mas ela não conseguiu ouvir mais. A partir do momento que não ouviu mais os batimentos cardíacos, a enfermeira chamou o médico, que se desesperou. Ele checou o coração do bebê e confirmou que o coração tinha parado de bater”, relata.

De acordo com Romário, um outro médico, W.C.P, foi chamado para fazer a cesárea. Quando este fez o procedimento o bebê já estava sem vida. Romário disse a reportagem do Aconteceu no Vale que só foi avisado do acontecido às 7 horas da manhã, quando o médico W.C.P lhe informou que a criança faleceu e que não sabia a causa. Romário disse que insistiu e perguntou se o cordão umbilical estava enrolado no pescoço da criança. Nesse momento o médico teria apenas retirado o pano que cobria a criança, virou as costas e foi embora, conta o pai da criança. “Fiquei muito indignado com o ocorrido, pois nas últimas 42 semanas eu trabalhei até 14 horas por dia para comprar as coisas para minha filhinha, a cada dia sonhava com ela no colo, montava o seu quartinho. Queria dar a ela um futuro muito bom, tudo aquilo que não tive, e de repente em questão de horas, por causa em minha opinião de um erro médico, o meu sonho acabou. É muito triste!”, lamenta o pai.
Ainda segundo Romário, eles procuraram o Ministério Público e fizeram uma denúncia contra o Hospital relatando o que ocorreu.

O que diz o hospital?

De acordo com o portal, que publicou a reportagem aqui na web, a instituição não se posicionou sobre o ocorrido. “O Hospital São Vicente de Paulo simplesmente ignorou nossa reportagem. No dia 19 de novembro, conversamos com o Sr. Douglas Cordeiro, através de uma conta em uma rede social, e solicitamos o seu e-mail, visto que anteriormente conversamos com um secretário municipal e este nos informou que o Sr. Douglas Cordeiro era um dos chefes da unidade de saúde”, diz a editoria.

O site (que é um dos mais acessados na região) relata que até a manhã de hoje o hospital ainda não havia se posicionado. “Assim que o Sr. Douglas nos informou o e-mail, enviamos uma solicitação de nota de esclarecimento em caráter de urgência, com pedido de rastreamento de leitura. Na tarde do dia 20 de novembro, o e-mail foi lido, conforme relatório abaixo, porém nenhuma resposta sobre o caso foi enviada ao Portal Aconteceu no Vale até a manhã desta quarta-feira, 20 de novembro”, finaliza.

O Aconteceu no Vale também publicou uma cópia do e-mail enviado à instituição solicitando explicações sobre o caso.


Este espaço aqui no blog e os microfones da Rede PONTOCOM de Rádio também estão abertos à direção do hospital para qualquer esclarecimento sobre o tema apresentado. Para ter acesso à reunião da Câmara Municipal de Turmalina realizada na última segunda-feira (24) acesse a página da PONTOCOM: www.radioturmalina.com.br

FONTE: Aconteceu no Vale.