Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

19 de janeiro de 2015

DIAMANTINA – PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL É DIVULGADA.

O Carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e praças do Centro Histórico e Largo Dom João, oferece aos foliões atrações durante todo o dia e noite. A animação começa já pela manhã, com desfile de blocos caricatos. Eles têm por característica a paródia aos principais fatos do momento, a vida política e o dia-a-dia da cidade, destacando-se os blocos Sapo Seco, fundado no início do século passado; o bloco infantil Rato Seco, acompanhado de sua pujante percussão, além de vários outros, que se apresentam ao longo do evento como o Bloco Xica da Silva, o Me Ampara Senão eu Caio, dentre outros.


A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho, ruas do Centro Histórico e Largo Dom João, com a participação da tradicional percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada. “Para o Carnaval 2015 contaremos ainda com a participação de cinco bandas de renome nacional – Sambô, Jota Quest, Inimigos da HP, Biquini Cavadão e Wilson Sideral, além de músicos locais, agregando valor à boa musicalidade do carnaval de Diamantina. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a “Tradição da Festa do Momo”, diz uma publicação na página da Secretaria de Cultura.

O fluxo de visitantes no período do Carnaval é estimado em 30.000 pessoas por dia. Todo esse público utiliza a estrutura formal e informal oferecida pela cidade e provoca o aquecimento da economia local. Com esta expectativa e para garantir a organização, o evento é realizado através de uma gestão compartilhada que reúne o Ministério Público, todos os órgãos da Segurança Pública, Saúde, Fiscalização e Meio Ambiente, Comunicação, Secretarias Municipais, Copasa, Cemig, entidades representativas do comércio, associações, dentre outras. Essa estrutura, atualmente, está formalizada na Comissão Permanente de Carnaval.

Tendo em vista que o Carnaval de Diamantina é um dos mais importantes do Brasil, entre os 4 melhores carnavais de rua do país, um dos maiores em público de Minas Gerais, o projeto atual do evento foi concebido de modo a manter as práticas tradicionais do evento e atender as inovações demandadas nas pesquisas realizadas nos carnavais dos últimos anos, priorizando a organização de modo a garantir a imagem positiva da cidade.
Informações sobre o carnaval em Diamantina: (38) 3531-9527 (38) 3531-9537 – Aproveite para acessar a PONTOCOM de Diamantina: www.radiodiamantina.com.br

Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.