Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

9 de outubro de 2015

TURMALINA – SE A NATUREZA CONTINUAR SOFRENDO, A ÁGUA SERÁ UM PRODUTO CADA VEZ MAIS RARO.

Até quando os 03 principais rios que cortam o município vão resistir? No inicio da semana a sobrevivência dos rios Araçuaí, Itamarandiba e Fanado foi objeto de uma longa discussão no plenário da Câmara Municipal de Turmalina. Desde o mês de fevereiro de 2015 o legislativo municipal está se reunindo com moradores da zona rural (principalmente os dos pontos mais críticos) para coletar informações que serão usadas em um projeto técnico para a captura de recursos junto aos órgãos do estado. “Apenas uma empresa de Turmalina paga o equivalente a 01 milhão de reais por ano em impostos ambientais. Esse dinheiro não retorna para o município”, diz o presidente da Câmara Municipal de Turmalina Noraldino Gonçalves/DEM.  


A nossa reportagem vem acompanhando esses encontros e testemunhando de perto a situação. Se nada for feito, nos próximos anos um grande percentual do município ficará inabitável, pois os últimos 30 anos de degradação acabaram com uma média de 90% das pequenas nascentes, que reunidas formavam córregos e ribeirões, até desaguar em um dos 03 rios citados.

Para entender melhor essa situação assista a reunião. Basta dar um clique no Box abaixo. Se quiser dar a sua opinião, use o canal oficial da Câmara Municipal de Turmalina no facebook: CÂMARA NO FACEBOOK – Ou acesse diretamente no nosso canal de vídeo: OPINIÃO