Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

29 de dezembro de 2015

CÃES INVADEM AS RUAS DE TURMALINA.

Todos os dias diversas sugestões de pauta chegam até a nossa redação. A mais recente é um tema que já foi apresentado aqui no blog, quando se discutiu a criação de um canil municipal na cidade. Após um longo debate na Câmara Municipal de Turmalina e a aprovação de uma indicação de autoria do vereador Warlen/PT, sugerindo a construção de um canil municipal, chegou-se à conclusão que ficaria inviável, devido aos seus custos de manutenção.

No dia 20 de fevereiro de 2013 uma reportagem com o tema Canil municipal é objeto de discussão na câmara já abordava o assunto. Na véspera do Natal, populares falavam sobre a “história de um cão de rua que havia atacado uma criança”. Motociclistas também estão reclamando de ataques.

Mas, enquanto muitos apenas comentam pelas ruas sobre uma situação que é visível, outros começam a agir. Recentemente nós recebemos uma correspondência da nossa ouvinte Bruna Mendes da Silva. Ela tem 21 anos de idade e mora em Turmalina. Bruna nos mandou cópias de uma correspondência enviada ao Deputado Estadual Noraldino Junior/PSC. “Venho por meio desta solicitar encarecidamente que o senhor de alguma forma interceda, com relação aos animais de rua da minha cidade pois não ha por parte da prefeitura ou mesmo pelo prefeito algum tipo de posição”, detalha.

Bruna também relata que antes de encaminhar o oficio para o deputado procurou o executivo municipal para relatar o problema. “Fui à prefeitura, falei, mostrei fotos e foi como se falasse aos 'surdos', nada fizeram. As fotos foram encaminhadas para a página do facebook Direitos dos Animais, que denunciou a grande quantidade de cães nas ruas de Turmalina. Gente do Brasil todo quis saber o que acontecia aqui. Eles pediram pra eu colocar o e-mail da prefeitura pra que as pessoas pedissem a construção imediata do canil, e que a prefeitura ou órgão responsável se responsabilizasse a resgatar, castrar, alimentar, cuidar e ainda criar formas voluntárias de adoção e conscientização”, explica.


Após o recebimento do oficio, o gabinete do deputado Noraldino Junior repassou o problema para “uma certa” Comissão de Proteção dos Animais. Bom dia, Bruna. Aqui é o assessor do Noraldino. Tudo bem com você? Vou te passar o e-mail da Comissão de Proteção dos Animais, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para você entrar em contato e denunciar esta situação. O e-mail de lá é o protecao.animais@almg.gov.br, diz a resposta.



A nossa reportagem teve acesso à cópia da ata de uma reunião realizada entre o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde e os vereadores (que integram o bloco de oposição ao Governo Zilmar na câmara) no dia 02 de junho de 2015 para debater o assunto.

De acordo com o vereador Warlen/PT não há controle sobre a reprodução destes animais e como agente público fica difícil dar uma resposta à sociedade que cobra por resultados. O Secretário de Saúde Marco Túlio Silva Rocha disse que a estrutura de zoonoses está a disposição para visitas, mas um problema dessa natureza para ser resolvido precisa do envolvimento de todos os secretários. 

No final a Promotora de Justiça Caroline Frare declarou que a partir da assinatura da ata (02 de junho de 2015) providências administrativas seriam tomadas, como a abertura de inquérito civil para oficiar a Câmara Municipal (quanto a criação de um projeto de lei) e a Secretaria Municipal de Saúde (acerca da estrutura do setor de zoonoses). As providencias também visam a assinatura de um “Termo de Ajuste de Conduta” entre os órgãos participantes, incluindo a castração dos animais. Não foi possível saber se a câmara e a secretaria já foram “oficiadas”, pois o Ministério Público encontra-se em recesso nesta última semana de 2015.