Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

14 de janeiro de 2016

CÂMARA DE TURMALINA ENCERRA CRONOGRAMA DE REUNIÕES NA ZONA RURAL.

Na semana passada (07/01) a comunidade Vargem Funda recebeu a visita de uma equipe da Câmara Municipal de Turmalina, liderada pelo presidente da casa, vereador Noraldino Gonçalves/DEM. A reunião realizada na comunidade, situada as margens do Rio Araçuaí foi a última de um cronograma de 29 reuniões iniciadas em fevereiro de 2015.


A pauta dessas reuniões realizadas pela câmara foi a crise hídrica que a região vem atravessando, com a escassez das chuvas nos últimos anos. “Finalizamos a primeira etapa de um projeto, que vem ganhando adeptos também em outros municípios. Sabemos que o problema da água atinge toda a região e só uma ação conjunta pode resolver o problema”, afirma o Presidente da Câmara, vereador Noraldino Gonçalves/DEM durante a reunião na comunidade Vargem Funda.

Agora a Câmara Municipal de Turmalina aguarda a finalização das visitas técnicas, que estão sendo realizadas para quê um diagnóstico verdadeiro seja apresentado. “Fizemos um levantamento sobre a situação hídrica de cada comunidade, mapeando os córregos e nascentes que ainda existem e os que já secaram. Agora estamos fazendo um levantamento técnico, que deverá apontar como as nascentes que já secaram possam ser recuperadas”, completa o presidente.

Com os dados técnicos na mão a Câmara Municipal de Turmalina deverá acionar todas as instâncias governamentais (União, estado e prefeitura), com o objetivo de levantar recursos para que um projeto de recuperação e preservação da água possa ser executado. Na reunião realizada na comunidade Lagoa, o funcionário da EMATER José Mauro de Azevedo, comentou que Turmalina paga para o IEF – Instituto Estadual de Florestas uma média anual de 30 milhões de reais em impostos. “Para onde vai esse dinheiro, se praticamente todas as despesas do IEF de Turmalina são pagas pela prefeitura. Esse dinheiro tem que retornar”, afirmou o Presidente da Câmara após os comentários do técnico da EMATER.

Já na comunidade Vargem Funda, a 29ª reunião foi marcada pelos questionamentos. Um dos moradores da localidade disse que a ameaça da falta de água também atinge os moradores da sede do município. “Eu sou testemunha do que vem acontecendo com o Rio Araçuaí, pois fui criado e moro até hoje nas margens dele. Dê uns anos pra cá esse rio está baixando numa velocidade tão grande, que se nada for feito em breve Turmalina, que também depende dele, vai ficar sem água”, comenta Faustino Gonçalves dos Santos após as colocações feitas sobre o tempo de vida do Rio Araçuaí.


Pelo visto a comunidade turmalinense terá que se virar sozinha, pois não existe investimentos previstos para o Rio Araçuaí. A informação surgiu após uma discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, data em que uma comissão de deputados foi criada para resolver o problema da água no Vale do Jequitinhonha. “Se a COPASA continuar tirando água do rio sem investir na recuperação dele, em breve vai faltar água na torneira dos turmalinenses, como disse o Sr. Faustino. Mas, a má noticia é que eu estive em uma reunião na Assembleia de Minas e pelo que consta não existe nem um projeto de recuperação ou de construção de barragens nesse rio para ser executado no momento”, explica o Noraldino Gonçalves.

Agora, é esperar que ações como essa da Câmara Municipal de Turmalina ganhe novos adeptos e que em um curto prazo de tempo os investimentos apareçam. Se não, seremos os próximos da lista de refugiados!

No vídeo abaixo, a situação dos rios Araçuai, Itamarandiba e Fanado no mês de outubro do ano passado.




Siga a PONTOCOM no facebook:AQUI