Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

16 de abril de 2016

ARAÇUAÍ – FEIRA AGROPECUÁRIA MOVIMENTA A CIDADE NESTE FINAL DE SEMANA.

O Parque de Exposição de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha está sendo palco da 3ª Feira de Touros PRÓ-GENÉTICA e da XI Feira Agropecuária de Araçuaí. O evento aberto nesta sexta-feira (15) se estende até amanhã domingo (17). 

A iniciativa busca viabilizar aos pequenos produtores, a aquisição de touros de alto padrão genético. Na feira, são oferecidos touros PO (puro de origem), com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. A aquisição dos animais pode ser feita por meio de financiamento.

A edição Araçuaí-MG do PRÓ-GENÉTICA 2016 traz ao município e região ações que fortalecem a capacitação de criadores e promovem a venda e exposição de animais de qualidade.


No mês de Março, aconteceu o III Encontro de Bovinocultura de Araçuaí e Região. Os participantes puderam ouvir palestras sobre Raiva Bovina e Gestão Rural. Além disso, receberam atualizações e informações com a exposição dos Resultados do PRÓ-GENÉTICA 2014/2015 e a Apresentação do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais – PRÓ-GENÉTICA.

Pró-Genética é um programa criado pelo Governo de Minas Gerais e tem com o objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do Estado por meio do uso de touros e fêmeas geneticamente melhorados. Mas os seus resultados foram tão positivos que o programa ganha nível nacional e será estendido para mais 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O programa foi implantado em 2006 inicialmente no estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O programa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Embrapa, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.