Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

4 de novembro de 2016

VALE DO JEQUITINHONHA – SELO DOS CORREIOS HOMENAGEIA ARTESANATO DA REGIÃO.

Para valorizar ainda mais a arte popular brasileira, especialmente o tradicional artesanato mineiro, o Governo do Estado e a Regional dos Correios em Minas Gerais lançaram um conjunto de selos com as premiadas bonecas de barro da Mestra Dona Izabel Mendes, que vivia em Santana do Araçuai, no Vale do Jequitinhonha. 

As bonecas de dona Izabel, foram trabalhadas no barro com uma técnica peculiar, que foi passada para as gerações seguintes. Ela tinha prazer em ensinar, e os seus filhos e netos aprenderam o ofício e se transformaram em referência na arte popular brasileira. Todos eles confirmaram presença no evento.

Os selos foram produzidos a partir de fotografias que integram o acervo do Centro de Arte Popular (Cemig), utilizando recursos de computação gráfica. Eles ilustram os valores que a Mestra Dona Izabel Mendes atribuiu ao universo feminino, destacando a beleza, as noivas e os seus buquês, entre outros momentos da mulher.


História - Nascida em Córrego Novo, em 1924, Mestra Isabel Mendes viveu a maior parte da sua vida em Santana do Araçuaí, distrito de Pontes dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha.

A artesã faleceu em 2014, com 90 anos de idade. A sua obra foi vencedora, entre outros, da 7ª edição do Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe, quando concorreu com 90 trabalhos de 16 países.