Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

24 de janeiro de 2017

TURMALINA – NOVOS RUMOS PARA O PODER LEGISLATIVO.

No inicio do mês de Janeiro a PONTOCOM – Música & Notícia veiculou na sua grade jornalística uma entrevista com o vereador Warlen Francisco/PT, eleito como novo Presidente da Câmara Municipal de Turmalina. Warlen assumiu o comando do Poder Legislativo Municipal pela 1ª vez, em meio a uma crise financeira de âmbito federal. Os cortes realizados pela “União” atingem todos os setores da máquina pública inclusive as prefeituras e as câmaras dos municípios.  


A nova Mesa diretora da Câmara Municipal de Turmalina, eleita em 1º de janeiro de 2017 é composta pelo presidente Warlen, pelo vice Noraldino e pelo secretário Petrônio. Na entrevista, o presidente falou sobre a composição da chapa, formada por vereadores de 03 partidos diferentes. “Em um primeiro momento, não era nem o meu nome que estava sendo cogitado para presidente. Nós conversamos com os nossos companheiros e no desenrolar das conversas e das ações chegou-se a essa chapa”, relata.

O presidente Warlen Francisco também explicou a diferença entre os poderes executivo (comandando pelo prefeito) e legislativo (comandado pelo Presidente da Câmara). “Às vezes o público faz confusão entre câmara e prefeitura. Desde a constituição de 1988 ficou estabelecido que o estado brasileiro fosse dividido em 03 poderes, que na verdade são complementares. A câmara é um poder independente, é um poder à parte. O que o prefeito faz, nós somos obrigados a avaliar e fiscalizar. O legislativo não tem o poder de executar e sim de aprovar ou determinar o que deve ser feito”, complementa.

Warlen também disse que a nova mesa vai priorizar a comunicação entre o Poder Legislativo Municipal e o cidadão turmalinense. “Vamos fazer de fato com que a sociedade veja o que é a Câmara Municipal. A partir de então nos esperamos conseguir com que o cidadão melhore a sua visão sobre as atividades do legislativo”, comenta.

De acordo com o presidente, a ausência de poder do vereador e a falta de autonomia causam uma impressão distorcida no público. “Na minha opinião o fato dê o vereador não possuir o poder de execução dá-se a impressão que o Poder Legislativo não faz nada. Infelizmente muitas pessoas desconhecem quais são as funções do vereador”, explica.

O novo presidente encerra dizendo que uma das metas principais dessa nova gestão é levar o plenário da Câmara Municipal de Turmalina até o povo. Warlen pretende executar um projeto que permite que as reuniões ordinárias sejam realizadas fora do edificio da câmara. “Uma das nossas metas à frente da Câmara Municipal de Turmalina é realizar reuniões itinerantes, principalmente nas comunidades rurais. Precisamos levar a câmara às pessoas, levar ao cidadão aquilo que é feito dentro do Poder Legislativo Turmalinense”, finaliza.   


Leve a PONTOCOM com você! Entre no Play Store, digite radioturmalina na pesquisa e baixe o nosso aplicativo. CLIQUE AQUI. Para ouvir a entrevista clique no “box” abaixo.