Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de maio de 2017

TURMALINA – APAE NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL.

Na noite desta segunda-feira (22) aconteceu a 8ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Turmalina. No plenário da Casa Legislativa, os vereadores se reuniram para ouvir Flavio Henrique Fonseca, que através da Tribuna Popular revelou qual é a atual situação financeira da instituição, no qual ele atua como vice-presidente. A APAE de Turmalina completou 15 anos em 2017. “A APAE foi criada em Turmalina no ano de 2002. Ela é regida por um estatuto e vinculada ao estado, que inclusive cede 03 professores para a instituição”, disse o ocupante da Tribuna Popular na abertura do seu discurso. Pelo visto o trio de profissionais é a única contribuição do Estado de Minas Gerais. Segundo Flávio, a última subvenção estadual que a APAE de Turmalina recebeu foi há 02 anos. 

Já a Prefeitura Municipal de Turmalina entra com 01 médico e 01 fisioterapeuta, além dos custos salariais de funcionários, como cozinheiras, monitora e oficineiras. 

O representante da APAE disse que o problema está no custo operacional da instituição, que às vezes fecha o mês com um déficit de R$ 2.500,00 em média. “Despesas, como água, luz e alimentação é paga com a contribuição dos 53 sócios que a associação possui. Um número relativamente pequeno em uma população com quase 20 mil habitantes”, diz o ocupante da tribuna. 

Assim como as escolas da rede pública, a APAE também possui um projeto pedagógico, seguindo as determinações dos órgãos de ensino. No momento a instituição recebe 35 alunos. “Além da busca de mais recursos que possam garantir o funcionamento atual, as vagas ainda precisam ser ampliadas, pois existe uma demanda de 70 alunos na cidade. Por isso precisamos da ajuda de todos vocês”, encerra Flávio Henrique Fonseca, que devido à importância do tema estourou o tempo regimental que é de 05 minutos.    


Após o pronunciamento, o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, vereador Warlen Francisco/PT abriu espaço para os vereadores no plenário. O 1ª a se pronunciar foi o vereador Tibinha/PV. Segundo ele uma câmara não pode apresentar projetos que gere despesas extras para a prefeitura. “Gostaria de saber se o Poder Executivo já foi procurado? Esse tipo de projeto tem que ser encaminhado à câmara pelo prefeito. Na hora que o projeto chegar iremos aprová-lo”, questiona o vereador.

O vereador Geraldinho/PHS disse que conhece a realidade da APAE. “Conheço e inclusive sou um dos 53 sócios contribuintes. Precisamos que mais pessoas colaborem! E quanto a aqueles que ali trabalham, são funcionários especiais tomando conta de crianças especiais. Parabéns”, disse.

O vereador José Geraldo Rocha/PT falou sobre a importância da Tribuna Popular e sobre os alunos que ainda não são atendidos. “Gostaria de saber de que forma esses 35 alunos que estão fora da APAE estão sendo assistidos? É preciso intensificar ainda mais essa parceria com o Poder Público”, argumenta o vereador. 

A vereadora Leninha/PTB disse que havia visitado a instituição no dia da reunião. “Parabéns... Estive La hoje e fiquei admirada com o carinho que os alunos são tratados”, comenta.

O secretário da Mesa Diretora, vereador Petrônio/PR demonstrou espanto e surpresa com o baixo número de associados. “È surpreendente ouvir isso aqui hoje. Vou me associar a partir de agora e nós vereadores precisamos olhar a APAE com outros olhos”, relata.

Edinho/PPS sugere que todo o plenário declare apoio à instituição. “Sugiro que os 11 vereadores se associem hoje, nesta reunião. A APAE já pode contar com o meu apoio a partir desse momento”, propõe o vereador.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, vereador Noraldino Gonçalves/DEM, falou sobre os efeitos do trabalho realizado pela APAE. “Eu percebo, quando participo dos eventos da APAE, um aumento considerável da auto-estima dos familiares. Sugiro que vocês procurem o executivo; e qualquer projeto que venha de Alá será aprovado aqui por unanimidade”, observa o vereador.

Beto da Canuta/PTB cumprimentou os integrantes da APAE, se mostrando disposto a colaborar com a instituição. “Parabéns aos funcionários pelo brilhante trabalho feito em nosso município. A partir de agora vou ser sócio e com certeza irei conhecer mais sobre a instituição”, disse.  

O líder de governo na câmara, vereador Belo/PTB também disse que já conhece o trabalho da APAE. “No inicio contribuí com a construção do prédio. Já fui mais ativo e depois acabei me afastando. Sua participação na tribuna Flávio, foi boa para nos reaproximar novamente. Estou disposto a ajudar na medida do possível”, relata o vereador.

O vereador Osmano/PSB também declarou o seu apoio à instituição. “Todos podem contar comigo”, finaliza.

Após os pronunciamentos, o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina Warlen Francisco/PT colocou o Poder Legislatibo a disposição da instituição. “Não conheço a fundo o trabalho da APAE, mas pretendo conhecer em breve. A casa está à disposição e todos aqui estão à favor disso. A Mesa Diretora vai encaminhar um oficio para o executivo, informando sobre o conteúdo desta sessão”, relata o presidente.

Após os pronunciamentos Flávio Henrique Fonseca foi orientado a responder aos questionamentos feitos pelos vereadores. “Acredito que essas 35 crianças que estão fora da APAE estão sendo assistidas pelas escolas convencionais, que infelizmente oferece apenas um acompanhamento pedagógico. È um trabalho diferente do que é feito pela instituição. No momento estamos desenvolvendo mecanismos para que eles sejam todos assistidos”, explica. Um desses mecanismos é uma parceria entre a instituição e uma companhia de gás. “De cada botijão vendido neste supermercado que é nosso parceiro, R$ 1,00 será destinado à APAE”, revela.     

Quanto ao encontro com os representantes do Poder Executivo, o Vice-Presidente da APAE detalha o seguinte. “Já tivemos uma conversa inicial com eles, mas confesso que ouve uma falha nossa em não ter dado seqüência a essa conversa. Pretendemos retomar essa pauta com a prefeitura o mais rápido possível”, disse o ocupante da Tribuna Popular.

TODOS POR UMA CADEIRA ODONTOLÓGICA. 


Outra demanda que também surgiu na Tribuna da Câmara foi o atendimento odontológico, que muitas vezes não pode ser realizado por falta de cadeira odontológica. Para explicar o tema, a presidência convocou o Cirurgião Dentista Geraldo Marcelo Lemos. “Hoje temos uma dificuldade muito grande, quando um aluno da APAE precisa de atendimento odontológico. Esse atendimento tem que ser feito no hospital, com acompanhamento médico, e o Hospital São Vicente infelizmente não possui uma cadeira odontológica. Certos casos geram mais despesas ainda, pois o paciente tem que ser encaminhado para Diamantina”, encerra.

A PONTOCOM de Turmalina coloca você em conexão com o que é noticia na sua cidade. Baixe aplicativo grátis! Leve a nossa emissora com você: CLIQUE AQUI.