Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

11 de abril de 2019

MINAS GERAIS – POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA LAVAGEM DE DINHEIRO NA CEMIG.

O objetivo da operação “E o Vento levou” é apurar o desvio de dinheiro dentro da empresa Cemig Geração e Transmissão por meio de um aporte financeiro no valor de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia S.A. A Policia Federal acredita que parte deste recurso foi superfaturado através de um contrato com a empresa Casa dos Ventos Energias Renováveis, com sede em São Paulo. O  escoamento dos valores foi feito através de sua transferência a várias empresas. Em seguida, o dinheiro foi convertido em espécie pelas empresas e distribuído para diversas pessoas que são investigadas.A PF investiga a participação de executivos e acionistas da Andrade Gutierrez, Cemig, Renova e da Casa dos Ventos Energias Renováveis na fraude, além dos operadores financeiros e outras empresas usadas para escoar o dinheiro desviado”, diz o o Jornal O Tempo em uma reportagem apresentada nesta quinta-feira (11).

Foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão para os endereços das pessoas e empresas envolvidas, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Taubaté (SP), Nova Lima (MG) e Mogi das Cruzes (SP).


Aos investigados poderão ser imputados, na medida de sua participação nos fatos, os crimes de associação criminosa, peculato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica cujas sanções, somadas, poderão resultar em penas de 09 a 38 anos de prisão.

A CEMIG divulgou um comunicado na manhã desta quinta-feira (10) sobre as denuncias feitas pelo MPF. Abaixo, uma cópia deste comunicado.