Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

17 de junho de 2019

TURMALINA - CIDADE VAI RECEBER O PROJETO RODA-HANS.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil, Novartis Brasil e Prefeitura Municipal de Turmalina. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a Hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar atendimento qualificado, favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno, prevenindo as incapacidades provocadas pela doença que, ao contrário dos que muitos pensam, ainda é um grande problema de saúde pública.

Serão 5 consultórios, um laboratório e vários médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde à disposição da população de Turmalina e região no dia 19 de Junho, próxima 4ª feira.


A partir das 13 horas do dia 19 de Junho, entre a Igreja Matriz e a Câmara Municipal, uma grande estrutura para atendimento às pessoas que apresentem alterações na pele:  manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e de qualquer tamanho, com diminuição ou perda da sensibilidade; áreas com diminuição dos pelos e do suor; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de mãos, pés e olhos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Para o atendimento, a pessoa com alteração de pele precisa levar os documentos pessoais, cartão SUS, receitas de medicamentos, caso faça uso de algum.  

Apesar de ter cura, o tratamento ser gratuito e totalmente realizado pelo SUS, o Brasil ainda é o segundo país que mais diagnostica casos da doença no mundo. Este cenário precisa ser mudado e, felizmente, Turmalina está sendo contemplada para sediar esse importante evento.

Compartilhe esta informação, comunique às pessoas que conhece, a fim de que todas as pessoas com alterações na pele tenham a oportunidade de serem atendidas. “Todo mundo deve ficar atento. Uma mancha na pele pode ser Hanseníase.”

Texto: Soraya Cordeiro