Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

24 de dezembro de 2012

TURMALINA – DOUTOR ALEGRIA É HOMENAGEADO.

No domingo (23/12) a Prefeitura Municipal de Turmalina inaugurou mais uma unidade de saúde (desta vez no Bairro Saudade). Por indicação do vereador José do Socorro/DEM, o nome do posto de saúde foi uma homenagem à Adão Pinheiro da Fonseca.


De acordo com a professora e escritora Janeuce Cordeiro Maciel, Adão Fonseca participou do processo de emancipação política da cidade. “Ele lutou ao lado de Lauro Machado pela independência de Turmalina e ao lado de Vicente Antunes um dos idealizadores do Hospital São Vicente de Paulo” explica. Aliás, Adão Fonseca foi um homem visionário! Em uma época que a humanidade ainda não se preocupava com o meio ambiente ele já tinha consciência que as plantas são fundamentais para a vida. “Papai levantava às 4h30min da manhã para regar as plantas do viveiro”, disse a filha Maria José quando se referia aos anos que o pai dedicou ao viveiro do IEF – Instituto Estadual de Floresta.

Adão Fonseca foi vereador por 04 mandatos, na época em que a função não era remunerada. Quando se analisa a sua postura política, descobre-se que as suas idéias eram avançadas demais para aquela época. “Éramos adversários políticos, e em pleno período eleitoral, para a surpresa dos nossos correligionários, o Sr. Adão Fonseca me convidou para tomar um café em sua casa. Mesmo naquela época ele tinha um jeito nobre de fazer política”, disse o vereador eleito em 2012 Noraldino Gonçalves/DEM durante a cerimônia.


A IMAGEM ACIMA: sempre atrelei o nome Adão Fonseca a instituição São Vicente de Paulo. E ao entrar na recepção da unidade de saúde e me deparar com uma imagem que ilustra esse artigo, entendi o porquê dessa ligação. Mais uma vez o perfil visionário do nosso personagem ficou em evidencia. Adão Fonseca alegrava a vida dos enfermos do Hospital São Vicente de Paulo, distribuindo sorrisos e promovendo a alegria de uma forma singular. Ele era o responsável pela saúde mental dos pacientes que se encontravam ali, muitos lutando pela vida. Uma justa homenagem ao “Doutor Alegria”. E se um dia você precisar lutar pela sua vida, apenas de um sorriso! PARA SABER MAIS SOBRE TURMALINA E REGIÃO: www.radioturmalina.com.br