Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

24 de outubro de 2017

TURMALINA – MATA DA ACAUÃ ESTÁ EM CHAMAS HÁ UMA SEMANA.

Na noite desta segunda-feira (23), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Turmalina/MG abriu espaço para um tema, que vem sendo amplamente debatido (principalmente nas redes sociais), desde à tarde da última terça-feira (17). O assunto foi levado à tribuna pelo grupo Reação Ecológica, que afirma: “a situação é muito mais grave do que se imagina”.
  

Convidados para usarem a Tribuna Popular, Adilson Silva e Ana Paula (integrantes do Grupo Reação) fizeram um pedido de ajuda, no sentido de amenizar os prejuízos causados pelo fogo, que vem devastando a reserva biológica de Acauã deste a última terça-feira. Segundo Adilson, alguns produtores rurais já perderam 90% de suas propriedades. E o mais tenso, o fogo continua incontrolável.  

O vereador Osmano/PSB disse que está comovido com o que está acontecendo. “Estou ajudando como posso, assim como muita gente está virando a noite tentando apagar o fogo. É triste ver árvores de mais de 80 cm sem uma folha... Totalmente queimadas. Gostaria também de destacar o apoio e a logística oferecida pela Prefeitura Municipal de Leme do Prado”, completa.  

Tibinha/PV disse que os municípios devem decretar estado de emergência. “È uma forma de chamar a atenção das autoridades estaduais e federais sobre a gravidade deste incêndio. Alguns danos são irreparáveis, por isso precisamos tomar providencias urgente. É preciso saber o que o município pode fazer”, relata.

O vereador Beto da Canuta/PTB, que preside a comissão da câmara responsável pela questão ambiental, disse que é preciso que todos se sensibilizem. “É uma historia triste e dolorosa. É preciso que todos nós, integrantes da comissão e vereadores estejamos empenhados nesta questão. É preciso que a comissão vá até as comunidades para avaliar os danos provocados aos moradores”, disse.  

Já o vereador Noraldino/DEM, que esteve no local ajudando no combate ao incêndio disse que a situação é gravíssima. “É triste e comovente olhar para a destruição que o fogo está causando. E mais triste ainda saber que a Prefeitura Municipal de Turmalina, ao contrario da Prefeitura de Leme do Prado não está empenhada em ajudar no combate ao incêndio”, reclama.

A vereadora Leninha/PTB acredita que apenas a chuva poderá resolver o problema. “Devemos dobrar os joelhos e pedir a Deus chuvas. Sou solidária as palavras de cada um dos vereadores”, disse.  

Edinho/PPS destacou a participação de clubes e entidades que se uniram para combater o incêndio. “As pessoas ainda não tem a noção do que é! Apenas indo até lá e olhando com os próprios olhos. Quero destacar a participação da Crosstrilha que tem ajudado muito”, comenta.

O vereador Geraldinho/PHS disse que é preciso se reunir com as comunidades afetadas. “A recuperação será lenta, mas é preciso ouvir as pessoas do local para determinar quais ações devem ser feitas. Quero aproveitar para parabenizar os brigadistas e demonstrar os meus sentimentos a todos os atingidos pelo fogo”, argumenta.   

Jose Geraldo/PT acredita que os danos psicológicos também devem ser observados. “O momento é de nos solidarizarmos com as pessoas, pois a perca causa danos psicológicos maiores que os danos materiais”, explica.  

O secretário Petrônio/PR lembra que as responsabilidades de cada um dos órgãos envolvidos devem ser apuradas. “É preciso que a comissão veja quais são as iniciativas cabíveis e qual é a responsabilidade da prefeitura, do IEF e outros. Temos que agir”, lembra o vereador.


No final o Presidente da Câmara, vereador Warlen/PT, faz um questionamento sobre os benefícios e os malefícios da reserva para os proprietários das terras próximas a ela. “Coloco a câmara à disposição. Infelizmente os moradores próximos não tem dimensão se a reserva é para o bem ou para o mal. É preciso discutir com o IEF a gestão daquela área, órgão que inclusive tem uma arrecadação enorme. Também precisamos saber quais são os destinos do ICMS ecológico, pois Turmalina está sendo a grande prejudicada com esse incêndio, que já atingiu grandes proporções”, finaliza.


No player abaixo, você acompanha na integra o pronunciamento dos vereadores sobre o tema apresentado na tribuna popular da casa.