Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

10 de abril de 2019

BOCAIÚVA – ESCOLA NO ANDAR DE CIMA DE UMA PRISÃO.

Entre os muros de um presídio, custodiados da unidade prisional de Bocaiúva/MG, trabalharam para transformar a própria realidade em que estão inseridos. Os presos assumiram a mão de obra de uma reforma na estrutura do local, que durou cerca de três anos. O assunto chamou a atenção do G1 que abordou esse tema no inicio da semana.  


Segundo o site, além de melhorarem o prédio que já existia, os presos construíram uma escola sobre a laje. Duas salas amplas, auditório para palestras e um espaço multiuso foram planejados na parte superior, e já começaram a receber professores contratados pelo governo de Minas; os profissionais ministram aulas de educação básica a qualquer nível de escolaridade.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), a escola ocupa 500 metros quadrados e foi construída, exclusivamente, por cerca de 30 presos. Duas estantes de livros foram levadas para o espaço, para os presos que quiserem exercitar o hábito de ler. Os 14 professores do estado, que foram contratados para dar aulas no presídio, se revezam entre todas as disciplinas, nos turnos da manhã e da tarde. Pelo menos 120 custodiados se matricularam, de 190 no total.

Como incentivo, a cada três dias de estudo, eles têm um dia de remissão da pena, assim como os detentos que prestam serviços durante o período de reclusão.