Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

19 de janeiro de 2017

TURMALINA – A EDUCAÇÃO TRABALHANDO PELA SAÚDE!

É grave o quadro de saúde do "Estado Brasileiro", ou seja, cidadãos que dependem diretamente do governo navegam em um mar de incertezas, e os que podem contratar os serviços particulares estão revoltados por pagarem 02 vezes pelo mesmo produto. Estamos falando principalmente sobre educação e saúde!

Será que o Brasil é mesmo um caso perdido? Se depender das futuras gerações o país tem tudo para dar a volta por cima e quem sabe entrar de forma definitiva nos trilhos da moralidade e da gestão correta do dinheiro público. Um bom exemplo de gerações mais conscientes e mais solidárias é apresentado anualmente pela Escola Estadual Lauro Machado em forma de competição.   

Através de uma gincana a escola arrecadou em 2016, materiais de limpeza, caixinhas de leite e fraldas geriátricas. O material foi doado pela Escola Lauro Machado para o Hospital São Vicente de Paulo. È a educação trabalhando pela saúde!    
  

A informação chegou à redação da Rede PONTOCOM de Rádio através do Diretor Administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Douglas Cordeiro dos Santos. “Em nome do Hospital São Vicente de Paulo de Turmalina eu aqui para agradeço a escola pela nobre atitude e parabenizo os alunos e seus familiares pela importante contribuição com a saúde pública não só de Turmalina, mas de toda a região”, relata. 

Em entrevista (que está sendo veiculada pela PONTOCOM), o diretor da Escola Estadual Lauro Machado, Deusdete Pinheiro de Jesus disse que ações dessa natureza são decidas em conjunto com os alunos. “Todos os anos as nossas ações são definidas juntamente com os alunos. Ano passado elegemos ajudar as famílias que possuem pessoas acamadas que usam fraldas geriátricas. A nossa intenção é ampliar essa formação do estudante, através de boas práticas desde o respeito à familia, a memória e aos bons costumes.”, explica o diretor.


A primeira edição da Gincana Solidária da Escola Lauro Machado foi no ano de 2015. “Na semana de Educação Para a Vida, que acontece durante o mês de novembro o aluno é estimulado a participar de uma gincana. No ano de 2015 a gincana arrecadou 316 pacotes de fraldas geriátricas que foram doados para os acamados”, detalha o diretor da escola.

Deusdete também fala sobre o resultado da campanha realizada no ano de 2016. “No ano de 2016 o nosso foco foi na situação do Hospital de Turmalina. Nós arrecadamos aproximadamente 300 kg de material de limpeza, 240 litros de leite de caixinha e 240 pacotes de fraldas geriátricas, que novamente também foram para os acamados, desta vez incluindo o Lar dos Idosos”, comenta.

São alunos (de 10 à15 anos), que estudam entre o 6º e o 9º ano que integram as equipes da gincana. “Fazemos questão de levar os alunos na entrega dos materiais para que eles se relacionem com as pessoas. Eles precisam sentir esse choque de realidade. Assim que o aluno vivencia isso sua visão de vida começa a mudar”, afirma.  

A Nutricionista do Hospital São Vicente de Turmalina, Ana Paula Oliveira Souza demonstrou satisfação e alegria com a atitude da escola. Ela disse que atitudes como essa fortalecem os funcionários do hospital.Em momentos de dificuldade nos fortalecemos ao perceber o carinho da comunidade através das demonstrações de generosidade, especialmente com doações. Uma dessas iniciativas foi a “Gincana Solidária” realizada pela Escola Estadual Lauro Machado, onde recebemos doações que agregaram valor nutricional e supriram necessidades da instituição. Inclusive, percebemos a participação das famílias, em especial as crianças, que se solidarizaram com a situação do hospital e a possibilidade de ajudar o próximo”, diz a nutricionista da instituição.

No final da entrevista com Deusdete de Jesus, o repórter da PONTOCOM indagou sobre a possibilidade de extensão do projeto. Uma gincana realizada entre as escolas estaduais (Américo Antunes e Edite Gomes) alcançaria um resultado ainda melhor. “Realmente esse é um modelo aberto e quem sabe agora em 2017, outras escolas venham a replicar essa causa”, finaliza.

Já tem o aplicativo da PONTOCOM de Turmalina? Entre no Play Store baixe o nosso App, ouça uma programação de fino gosto e mantenha-se conectado com o acontece na sua cidade: CLIQUE AQUI.