Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

19 de outubro de 2017

ACAUÃ – RESERVA BIOLÓGICA ARDE EM CHAMAS.

Desde a tarde de terça-feira (18), a reserva biológica federal situada em Acauã (distrito de Leme do Prado), arde em chamas. A fumaça pode ser vista de vários municípios, principalmente de Turmalina/MG, quando você circula pelas partes mais altas da cidade. Uma nuvem de fumaça visível a quilômetros de distancia do local.

A “Reserva Biológica de Acauã” possui uma área de 5.195 hectares, situada entre o Lago de Irapé e o Ria Araçuai. A reserva possui um grande número de espécies vegetais e animais, que sofrem com a violência do fogo. Desde a noite de terça-feira, bombeiros tentam controlar as chamas, que se alastram devido ao clima seco.

Segundo populares, o incêndio foi provocado por um homem, que após ingerir uma grande quantidade de álcool, adormeceu com um cigarro acesso, em uma das trilhas de acesso a floresta. O resultado dessa atitude irresponsável pode ser visto na imagem abaixo.


De acordo a lei nº 9.605/98, que se refere à crimes ambientas, também há previsão específica de penalidade. No artigo 41, para quem provocar incêndio em mata ou floresta, a pena pode variar de dois a quatro anos, e multa. Se o crime for culposo (sem intenção), a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa. Em todos os casos é responsabilidade do criminoso recompor a área afetada.  


VEJA MAIS SOBRE A RESERVA DE ACAUÁAQUI.